Por que a atividade física reduz as chances de desenvolvimento de câncer?

Nós sabemos que a prática de atividade física é fundamental para uma vida mais saudável. No entanto, mais do que nunca a prática de exercícios se mostra cada vez mais benéfica para a prevenção contra o câncer. Alguns estudos vêm mostrando que os praticantes de atividade física apresentam menos riscos de desenvolvimento de diversos tipos de câncer, em especial, o câncer colorretal.

No entanto, o motivo pelo qual o câncer colorretal é tão influenciado pela prática de atividade física, ainda é um mistério. Embora muitas respostas ainda sejam necessárias, um pequeno estudo publicado esse ano no Journal of Physiology sugere que parte das perguntas podem começar a ser respondidas através de alterações que observamos na corrente sanguínea após o exercício.
O estudo analisou grupos de homens submetidos a exercício físico intenso. Os cientistas colheram amostras de sangue imediatamente após a atividade ou após algumas horas de finalizada a atividade. Em seguida, o material colhido foi usado para avaliar o crescimento de células de câncer colorretal em laboratório. As amostras colhidas imediatamente após a atividade física inibiram o crescimento das células do câncer com mais intensidade do que aquelas colhidas após horas de finalizado o exercício. E qual a diferença entre uma amostra e outra? A presença de moléculas envolvidas no processo inflamatório.

Ao avaliar a composição do material, os cientistas identificaram a presença de moléculas inflamatórias capazes de inibir a proliferação celular, sendo, possivelmente, as responsáveis pelo efeito inibitório sobre o câncer. Dessa forma, o estudo correlaciona o processo inflamatório que ocorre durante a prática de atividade física intensa com um efeito de redução do desenvolvimento do câncer. Obviamente mais estudos precisam ser feitos para respondermos melhor todas as perguntas, mas estamos no caminho certo. Dúvidas? Deixe nos comentários!

Leave comments

Your email is safe with us.